Biblioteca da VidaSobre
← Mudanças de fase e crises existenciais

Mudanças de fase e crises existenciais

Quero recomeçar a vida aos 30 ou 40. Por onde começo?

Recomeçar aos 30 ou 40 raramente é apagar tudo e partir do zero. Costuma funcionar melhor como uma transição: entender com clareza o que você quer mudar, testar em escala pequena e mudar aos poucos, enquanto as contas continuam sendo pagas. Nessa fase, muita gente já tem compromissos que entram na conta, como aluguel ou financiamento, filhos, pais que precisam de ajuda ou um trabalho do qual a renda depende. Isso não impede a mudança, mas pede um plano diferente do de quem não tem nenhum deles. Mais do que a idade em si, costumam pesar o fôlego financeiro, o tempo disponível e quem depende de você.

“Tenho quase 40 e quero mudar tudo.”

RecomeçoMudançaCarreiraPlanejamento

Caminhos possíveis

Separar o seu desejo da expectativa dos outros

Pergunte o que exatamente você quer mudar: o trabalho, a cidade, a relação, o ritmo de vida. Depois, de onde vem a vontade: de algo que você quer ou de um roteiro que dizem que você já deveria ter cumprido. Uma mudança feita para responder à comparação tende a perder força quando a comparação muda.

Medir o fôlego antes de pular

Antes de uma decisão grande, faça a conta: quanto custa o seu mês essencial, por quantos meses você aguentaria uma renda menor, quem depende de você e o que não pode faltar. Com esses números à mão, a decisão deixa de ser um salto no escuro.

Testar antes de largar

Em vez de trocar tudo de uma vez, faça um teste do tamanho que cabe agora: um curso curto, um trabalho de fim de semana, uma conversa com quem já vive o que você quer, uma temporada na cidade nova. O teste mostra a versão real da mudança, e não só a imaginada.

Conversar com quem vai ser afetado

Parceiro, filhos e às vezes os pais sentem a mudança junto. Contar cedo, explicar o plano e ouvir as dúvidas evita que a família seja pega de surpresa e dá a ela a chance de ajudar, ou pelo menos de entender.

Medir o avanço pela sua própria trilha

Comparar-se com quem começou aos 20, ou com o recorte mais bonito das redes, só desanima. Ajuda mais olhar três ou seis meses para trás e ver o que mudou de fato: um curso concluído, uma primeira renda nova, uma rotina diferente.

Você pode se reconhecer aqui

• Recomeço
  • Crise de meia-idade
  • Mudança de carreira
  • Grande decisão

Próximos passos

1. Escreva em uma frase o que você quer que esteja diferente daqui a um ano.
  2. Calcule seus gastos essenciais do mês e por quantos meses suas reservas os cobririam.
  3. Escolha um teste pequeno para as próximas semanas.
  4. Marque uma data para avaliar o teste e decidir o passo seguinte: continuar, ajustar ou parar.
  5. Evite decisões difíceis de desfazer tomadas num dia ruim, como pedir demissão ou vender a casa no impulso.

Perguntas para explorar

O que eu quero mudar, e o que eu quero manter?

Essa vontade vem de mim ou de uma comparação?

Qual é o menor passo que me daria informação real sobre esse caminho?

Um exemplo: aos 38 anos, uma contadora quer trabalhar com gastronomia. Em vez de sair do emprego, ela faz um curso aos sábados, começa a vender encomendas para conhecidos e calcula que suas reservas cobririam cinco meses de despesas essenciais. Seis meses depois, já sabe se gosta do dia a dia da cozinha, quanto as encomendas rendem e o que falta para fazer a troca. Pode decidir mudar de vez ou perceber que prefere manter a cozinha como algo paralelo; as duas respostas valem.
Mudar de vida não é igualmente possível para todo mundo: renda, saúde, filhos, dívidas, o lugar onde se mora e a discriminação no mercado de trabalho pesam de formas diferentes. Este texto não substitui orientação financeira, jurídica ou de carreira para o seu caso. E se a vontade de largar tudo vier junto com desânimo constante, perda de interesse pelo que antes agradava ou cansaço que não passa, pode não ser só questão de mudança de vida: vale conversar com um profissional de saúde.

Base desta orientação

Orientação prática

Outros caminhos para este assunto

Assuntos relacionados

Mais em Mudanças de fase e crises existenciais