“Tenho quase 40 e quero mudar tudo.”
Caminhos possíveis
Separar o seu desejo da expectativa dos outros
Pergunte o que exatamente você quer mudar: o trabalho, a cidade, a relação, o ritmo de vida. Depois, de onde vem a vontade: de algo que você quer ou de um roteiro que dizem que você já deveria ter cumprido. Uma mudança feita para responder à comparação tende a perder força quando a comparação muda.
Medir o fôlego antes de pular
Antes de uma decisão grande, faça a conta: quanto custa o seu mês essencial, por quantos meses você aguentaria uma renda menor, quem depende de você e o que não pode faltar. Com esses números à mão, a decisão deixa de ser um salto no escuro.
Testar antes de largar
Em vez de trocar tudo de uma vez, faça um teste do tamanho que cabe agora: um curso curto, um trabalho de fim de semana, uma conversa com quem já vive o que você quer, uma temporada na cidade nova. O teste mostra a versão real da mudança, e não só a imaginada.
Conversar com quem vai ser afetado
Parceiro, filhos e às vezes os pais sentem a mudança junto. Contar cedo, explicar o plano e ouvir as dúvidas evita que a família seja pega de surpresa e dá a ela a chance de ajudar, ou pelo menos de entender.
Medir o avanço pela sua própria trilha
Comparar-se com quem começou aos 20, ou com o recorte mais bonito das redes, só desanima. Ajuda mais olhar três ou seis meses para trás e ver o que mudou de fato: um curso concluído, uma primeira renda nova, uma rotina diferente.
Você pode se reconhecer aqui
- Recomeço
- Crise de meia-idade
- Mudança de carreira
- Grande decisão
Próximos passos
- Escreva em uma frase o que você quer que esteja diferente daqui a um ano.
- Calcule seus gastos essenciais do mês e por quantos meses suas reservas os cobririam.
- Escolha um teste pequeno para as próximas semanas.
- Marque uma data para avaliar o teste e decidir o passo seguinte: continuar, ajustar ou parar.
- Evite decisões difíceis de desfazer tomadas num dia ruim, como pedir demissão ou vender a casa no impulso.
Perguntas para explorar
O que eu quero mudar, e o que eu quero manter?
Essa vontade vem de mim ou de uma comparação?
Qual é o menor passo que me daria informação real sobre esse caminho?