Quando alguém hesita diante de uma mudança, um pedido ou uma sugestão sua, é tentador insistir com mais argumentos. Mas a hesitação quase sempre é informação, não um obstáculo a ser vencido: ela costuma esconder uma experiência anterior, um medo específico, uma questão de tempo ou de prioridade que vale mais a pena entender do que contornar. Perguntar sobre o que está por trás da resposta — em vez de repetir o argumento com outras palavras — costuma abrir mais espaço do que qualquer insistência.
“Ela hesitou e eu não sabia se insistia ou deixava para lá.”
HesitaçãoEscuta ativaConversas difíceis
Caminhos possíveis
"Já tentei e não funcionou"
Pergunte como foi essa experiência e o que especificamente não funcionou, antes de supor que dessa vez seria diferente.
"Tenho receio de começar"
Dê espaço ao receio em vez de minimizá-lo: o que exatamente preocupa a pessoa em dar esse passo?
"Não tenho tempo agora"
Explore o que está de fato competindo por esse tempo, em vez de tratar a frase como uma desculpa.
"Preciso conversar com alguém antes"
Pergunte quem mais importa nessa decisão. Levar outras pessoas em conta não é enrolação, é parte de como ela decide.
"Não sei se isso é prioridade"
Pergunte o que mudaria na vida dela se resolvesse — e aceite se a resposta for que, por ora, não é prioridade mesmo.
"Ainda não sei se quero"
Pergunte o que falta para ela se sentir pronta, sem tratar a dúvida como um problema a ser resolvido na hora.
Vale para qualquer conversa em que a outra pessoa hesita diante de algo que você sugeriu, pediu ou propôs — de um convite a uma mudança de hábito. Adapte a linguagem, escute a resposta com atenção e respeite a autonomia e o tempo da pessoa.
Entender a hesitação não é uma técnica para vencer a resistência de alguém até ela ceder. Se, depois de entendida, a resposta continuar sendo não, essa resposta merece ser respeitada como resposta final — não como um novo obstáculo a contornar.
Base desta orientação
·Orientação prática